13.2.08

Música dos Simpsons

(As músicas ficheiros podem tocar directamente nesta página, carregando no botão que as antecede. No entanto, o servidor pode estar lento e, nesse caso, será conveniente descarregá-las.)

De entre as muitas, muitas coisas boas dos Simpsons, há que contar, sem dúvida, os momentos musicais, dos quais aqui fica uma amostra.


Sem pensar no tema de abertura da série, que se manteve quase sempre igual, excepto nos especiais de terror, houve muitas variações ao tema final, incluindo a versão de homenagem a Philip Glass e a versão com os Sonic Youth, entre tantas outras.

Paródias a outros temas são incontáveis, mas tenho guardada a que teve por alvo o tema de abertura do "All in the Family", com uma letra fabulosa, bem como a versão que o Homer fez do tema dos Flintstones.

Há também músicas que lembram momentos especiais, como a música do Krusty, quando foi fazer um espectáculo à prisão, o enérgico "parabéns a você" dos Ramones ao Mr. Burns (que não era o que ele esperava, mas, como disse o Smithers, ninguém tem o que espera), a música de abertura do "Itchy and Scratchy", na altura em que se lhe juntou o inesquecível Poochie, o anúncio ao jipe "Canyonero", a Balada de Jebediah Springfield, ou o anúncio do Homer Limpa-Neves - Mr. Plow.

Mas o melhor, para mim, a composição mais perfeita que já passou por aquela série, foi o tema de um filme do herói de acção McBain, que é uma imitação perfeita da música de abertura de um Bond Movie, com uma letra de chorar a rir, uma orquestração impecável e um estilo coladíssimo ao original. Chama-se, muito apropriadamente, Blessed be the guy that Bonds.