5.2.08

Doenças raras

O bastonário da Ordem dos Advogados, Marinho e Pinto, padece de uma condição rara que está a levar ao desespero os seus familiares e amigos.
A doença, ainda pouco estudada, leva o seu paciente a ver o mundo a partir do assento de um qualquer tasco do Portugal profundo. O doente consegue distinguir as regras comportamentais mais básicas de modo a não causar o choque imediato, o que previne a possibilidade de aparecer nu numa cerimónia oficial, arrotar alarvemente, escarrar para o chão, tirar macacos do nariz ou defecar em cinzeiros. No restante, Marinho e Pinto pensa sempre que está num estabelecimento de restauração de "meia estrela".
Desta forma, quando, por exemplo, o enfermo é entrevistado para a televisão, Ana Lourenço ou Judite de Sousa aparecem-lhe com um palito na boca e um pano sujo empoleirado no ombro esquerdo, autênticas matrafonas que lhe vão debitando "deixas" como «isto anda muito mau», «esses polítcos só querem é poleiro e comer o que nós andamos a trabalhar» ou «Chulos!», os papéis alinhados em cima da mesa aparentam-se a tremoços e os copos de água sabem a finos.