11.12.07

Parabéns, Mestre!

Manoel de Oliveira faz hoje 99 anos. Sorriso maroto desenhado nos lábios, diz-nos que se sente «com a idade do Vítor Baía!», brincando com o número da camisola do ex-guardião do F.C. Porto.
A vivacidade do Mestre está aí para dar e vender, fresco como alface. E é estupendo atestar como o homem só tem olhos para o futuro, pensando nos filmes que ainda quer fazer.
Curioso, O Incontinental perguntou-lhe se já tinha ideias concretas para esses novos projectos. Mestre de Oliveira sorriu e disse-nos «Está tudo na minha cabeça! O próximo que estou a pensar fazer vai-se chamar "Amor de Perdição", sobre o romance intemporal do Castelo Branco - ainda me lembro dele! Mas ainda tenho uma ideia para um filme chamado "Non, ou a vã glória de mandar" e outro chamado "Aniki Bóbó". Descobri os guiões lá por casa. Tinha-os guardado numa gaveta e já nem me lembrava deles. Estou muito excitado!».