2.11.07

Entrevistas "O Incontinental"

Dando início ao mês de Novembro, iniciamos uma série de entrevistas aqui pel'O Incontinental, que só podia começar pela senhora do momento, aquela de que toda a gente tem falado, a Ex.ma Sra. Ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues.

O Incontinental - Boa noite, Sra. Ministra.
Sra. Ministra da Educação - Boa noite.
I -Gostávamos de falar de forma aberta e honesta sobre as recentes alterações ao Estatuto do Aluno, que têm merecido fortes críticas da oposição...
ME - Gostava de dizer que todas são demagógicas.
I - Então, começando por um dos pontos mais debatidos, é verdade que um aluno pode passar na escola sem nunca ter ido às aulas?
ME - Não, isso não é verdade. O que nós fizemos foi separar a assiduidade da avaliação de conhecimentos.
I - Então, no fundo, pode haver alunos que, mostrando conhecimentos, possam passar sem ir às aulas...
ME - Isso é mentira! O que sucede, obviamente, é que, no nosso entender, não podemos punir aquele aluno que, apesar de não frequentar assiduamente as aulas, compareça nos exames e mostre que sabe, enquanto que outro que seja mais "cordeirinho", apareça às aulas todas e não ssiba nada seja premiado por isso.
I - Então... o vosso protótipo de aluno é o... James Dean? Eu pensei que este Governo privilegiava os "mansos", desprezando os "buliçosos"...
ME - Isso é mais para o Primeiro-Ministro. Eu cá gosto deles com nervo. Rebeldes e inteligentes, se possível com poupa!
I - Então, não interessa se eles vão às aulas, desde que demonstrem conhecimentos...
ME - Não é verdade. Nós apenas separamos a assiduidade da avaliação de conhecimentos...
I - Certo, certo, já percebemos. Sra. Ministra, gosta dos dias de Verão, com o céu azul e...?
ME - Isso é mentira! Toda a gente sabe que o céu é turquesa.
I - Sim, mas, gosta desses dias de céu azul?
ME - Desculpe, mas não é verdade. O céu não é azul, é índigo, já disse!
I - Ok, Senhora Ministra, mas não bata com tanta força no tampo da mesa que isso é um derivado de madeira e ainda parte...
ME - Isso não é verdade. O tampo desta mesa é de tabopan ou tabopão...
I - Exacto, um contraplacado...
ME - Isso não é verdade! É tabopan!
I - Pronto, Sra. Ministra. Estamos profundamente agradecidos pelo seu tempo.
ME - Já acabou? E nem um "obrigado"?
I - Mas nós acabamos de lhe exprimir a nossa gratidão...
ME - Que falta de educação... Nunca devem ter posto os pés na escola, é o que é...


Assim foi a primeira entrevista d'O Incontinental, com a Ministra da Educação.
Não perca, num próximo post do Incontinental, a conversa que mantivemos com a mesma Maria de Lurdes Rodrigues para a nossa nova rubrica "Desonestidade Intelectual, #1 - o uso inane de sinónimos".