12.9.07

O diário


Publicamos agora alguns excertos desse diário. A tradução é relativamente livre.


"30 de Abril
Não se pode andar aqui com o calor. À tardinha, malhámos garrafas de branco à bruta. Não passámos das 8. O Gerry diz que temos de beber também do tinto. Amanhã tentamos mais.
Quando cheguei ao apartamento, olhei para os miúdos e pareceram-me um bocado diferentes. Eram oito, em vez de três. Descontei metade, porque a pinga faz ver a dobrar, mas mesmo assim ficaram quatro. Tinham um ar chinoca.
Afinal, tinha-me enganado no apartamento. Bem me parecia que aquele gajo a berrar não era o Gerry. Ele é tão manso...
Hoje conheci um tal Moita Flores. É simpático e falador. Diz que não tem tido muito que fazer. Fartou-se de brincar com a Maddie."

"1 de Maio
Ui, que a aguardente de medronho é tão boa! Bebi litros daquilo, em casa do Murat. No fim, ele queria que eu pagasse metade da despesa. Logo eu, que ando sem cheta. Disse-lhe que vinha a casa buscar o dinheiro e deixei lá a miúda para garantir que voltava, mas agora estou como um sino e mal levanto a cabeça.
Amanhã tenho mesmo que ir lá buscá-la.
A vizinha tem um daqueles cães pequenitos, muito irritantes. Não me deixa dormir.
Vou lá...
(...)
Irra que o cão é mesmo fraquinho. Trouxe-o aqui para o quarto para lhe dar qualquer coisa que o acalmasse e a porcaria do bicho sempre a ladrar. Enfiei-lhe um biqueiro no focinho e ficou colado à parede. Deu para tirar com uma espátula, mas a parede ficou manchada. Esfreguei-a com sonasol, mas ficaram umas pintas.
Com esta brincadeira, são quatro da matina."

"2 de Maio
O Gerry agora diz que quer conhecer o papa. Está doido de todo. Já lhe expliquei que o homem não tem propriamente uma agenda com horas vazias à nossa espera, mas ele diz que há-de arranjar uma maneira. Fui buscar a miúda ao Murat. Tipo porreiro, muito prestável. Até lhe disse que, com aquela vontade toda de ajudar, qualquer dia ainda se lixava. O gajo riu-se.
À tarde, malhámos não sei bem quantas garrafas de tinto e branco".

"3 de Maio
Isto do Algarve não tem grande jeito. Vejo mais ingleses do que em Inglaterra.
O Murat levanta-se cedo só para ajudar velhinhas a atravessar a rua e até lhes limpa o rabo no centro de dia. Grande animal! Embirro mesmo com pessoas armadas em boazinhas.
Chego a casa e está o Gerry ressacado, de tromba no chão. Os gémeos apareceram no corredor de repente, como aqueles do Shining. Apanhei um cagaço que até fiquei a bater mal. Felizmente, tinha um pinguito de scotch que me devolveu as cores.
A Maddie deu de frosques. Diz que não jogamos com o baralho todo, que quer ir à vida dela e ser famosa. Vai a um casting das Chiquititas.
Um casting das Chiquititas... Que vergonha... Não tenho coragem de dizer a ninguém. Vou para a esplanada dos copos, a ver se esqueço".