23.1.07

Greves esquisitas

Normalmente, as greves devem-se fazer com um propósito basilar: melhorar as condições de trabalho, seja pelo salário seja pelo cumprimento das restantes condições do vínculo laboral.
A questão é como é que o "grupo militante islâmico" Hezbollah convoca uma greve geral?
Se os restantes trabalhadores podem manifestar-se ou simplesmente faltar aos empregos, a questão mantém-se: como é que um "grupo militante islâmico" faz greve? E a quê?

«...os manifestantes queimaram pneus e fizeram barricadas para bloquear as ruas e estradas e impedir qualquer um de ir ao trabalho. A única via de acesso ao aeroporto de Beirute foi bloqueada, assim como as principais estradas ligando a capital a outras cidades».


Impedir qualquer um de ir ao trabalho acaba por ser bom porque não se passa pela humilhação de ter o Governo a dizer que a greve teve uma adesão de 7%, enquanto que a oposição diz que esta "chegou, em alguns locais, aos 100%". É das piores coisas que uma democracia pode ter e "Allah sabe" como felizmente esse mal não grassa por aquelas bandas!
Outra coisa boa de um "grupo militante islâmico" como o Hezbollah fazer greve é que a única coisa que se rebenta é com pneus, ficando também respondida a pergunta "a que é que o Hezbollah está a fazer greve".

Queimar pneus parece-me parvo, até pela machadada que se acaba por dar no sistema de encaminhamento e destino final que se deve dar a este tipo de resíduos. Queimá-los ainda é mais pateta, considerando que o fumo prejudica o componente ambiental "ar". Podem sempre argumentar que essa treta do Ambiente é o menor dos problemas que uma pessoa que vive no Médio Oriente pode ter. Se o fizerem, fico sem resposta. Point taken! Fico apenas sem saber que culpa os pneus tiveram...
Pensando bem, e no que toca a greves, o Hezbollah é um exemplo!