18.10.06

Lógica

Na altura do bom Eng. Guterres, foi aprovada legislação que estabeleceu, até 2006, o valor da inflação como limite dos aumentos do preço da electricidade. Até agora, por força da dita legislação, os aumentos foram artificialmente limitados. Terminado o período de vigência da lei em causa, o mercado reporá os valores em falta de uma só vez, o que originará o tão falado aumento de 15,7 por cento em 2007.

Estes factos são resumidos pelo secretário de Estado Adjunto da Indústria e da Inovação, António Castro Guerra, de uma forma particularmente sagaz: "a culpa do aumento de 15,7 por cento no preço da electricidade em 2007 é dos consumidores, porque este défice tem de ser pago por quem o gerou".

Cá está! Assim se fecha perfeitamente o círculo lógico. Já que são os consumidores os responsáveis pelos aumentos, é justo que sejam eles a suportá-los. Todos os outros (Governo, ERSE, EDP...) são inocentes espectadores - quiçá vítimas - dos desmandos irracionais através dos quais os consumidores comandam o país. Aliás, a afirmação citada peca por defeito, pois não é de excluir a responsabilidade dos consumidores nas subidas dos preços dos combustíveis, das portagens, do estacionamento e dos impostos.

Só será de excluir a nossa responsabilidade colectiva na aparição de um ou outro mau governante, porque esses, ao que parece, são de geração espontânea.