20.6.06

A importância de uma cultura de esforço.



Acesso ao Ensino Superior - Exames Nacionais
Prova de Língua Portuguesa

I.
Considere o seguinte texto:
"João meteu um requerimento lá no trabalho dele a pedir uns dias mas já ia desconfiado que aquilo não passava. Vai e tal e lá espetaram o carimbo. Safaram o gajo, que foi mas é ver a bola. Enquanto berrava por Portugal, engasgou-se com um tremoço, mas escarrou um bocado e ficou fino. Portugal ganhou."



1. Em "João meteu", identifique o verbo, que não é João.

2. No texto, há uma referência a Portugal, onde nasceram e viveram grandes escritores, como, por exemplo, Camões. Na obra épica deste, há retratos preciosos da nossa História até ao século XVI. Camões tinha uma pala num olho. Seria pirata?

3. O tremoço é um animal pequeno e redondo, como as lapas, mas agarrado a pratos em vez de rochas. Diz outros três animais que conheces.




II.

"Menina e moça me levaram de casa de minha mãe para muito longe. Que causa fosse então a daquela minha levada, era ainda pequena, não a soube. Agora não lhe ponho outra, senão que parece que já então havia de ser o que depois foi. Vivi ali tanto tempo quanto foi necessário para não poder viver em outra parte. Muito contente fui em aquela terra, mas, coitada de mim, que em breve espaço se mudou tudo aquilo que em longo tempo se buscou e para longo tempo se buscava. Grande desaventura foi a que me fez ser triste ou, per aventura, a que me fez ser leda. Depois que eu vi tantas cousas trocadas por outras, e o prazer feito mágoa maior, a tanta tristeza cheguei que mais me pesava do bem que tive, que do mal que tinha."



O texto citado reproduz o início de uma obra importante da Litaratura Portuguesa. Identifique a obra, o respectivo autor, o século da sua criação e a corrente literária em que se insere. Analise, seguidamente, as linhas esssenciais da narrativa, salientando a importância do ponto de vista feminino na exposição da solidão.

Estamos a brincar, é claro. Longe de nós impor-te visões do que quer que seja. Pensa por ti e diz lá como te sentirias se te levassem de casa para bué longe.




Critérios de correcção:


I.
1 - Dos 8 valores, 8 por reproduzir correctamente a palavra "meteu", 4 pela indicação de "João" como verbo e 12 se mencionar ambas.

2 - Dos 5 valores, 3 se responder qualquer coisa e 2 se relacionar com o filme "Piratas das Caraíbas" (resposta patrocinada).

3 - 1 valor por cada animal e 0,8 por cada vegetal ou objecto palpável.

II - Todos os 4 valores se a resposta for sincera. Se afirmar que era muito bom ir para longe dos pais, notificar a Comissão de Protecção de Menores para abrir um dossier e aguardar.