7.5.06

O "sistema"

A Sagres e a Super Bock continuam a garantir, sem rival à vista, o patrocínio das semanas académicas de todo o país. São más notícias para a Lipton, que, pelo décimo quinto ano consecutivo, ficou para trás na corrida. Segundo responsáveis desta empresa, é inacreditável a forma como, sistematicamente, as cervejeiras saem beneficiadas do negócio. Para tentar perceber se existe, na organização das semanas académicas, um "sistema" semelhante ao do futebol, entrevistámos, num recinto de festa, uma jovem promessa de uma faculdade de letras, que não soube responder-nos, embora tenha arrotado as vogais do alfabeto na perfeição e pela ordem correcta, enquanto se mantinha de pé num pequeno lago de vómito. O mercado destes eventos é fortemente competitivo e há que ter uma capacidade ímpar de inovar, como se comprova pelo enorme sucesso da barraquinha que disponibiliza um potente shot - o mais vendido deste ano - à base de ácido de bateria (49%), decapante industrial (49%) e sumo de manga (2%). Um representante da Lipton confidenciou-nos que esta marca não pretende baixar os braços e tenciona agora investir vários milhões na tentativa patrocinar a concentração de motards de Faro, embora confesse que as gargalhadas que ouviu do outro lado, num contacto recente, não constituam o melhor presságio. Note-se que não é apenas nas semanas académicas que acontecem estranhos favorecimentos empresariais. Basta lembrar o recente escândalo da Torrente - conhecida marca de laxantes -, que se viu inexplicavelmente afastada do patrocínio da 7.ª Feira Internacional dos Homens-Estátuas de Lisboa.