7.2.06

Um post um bocadinho a sério, para variar

Ex.mo Senhor Ministro dos Negócios Estrangeiros,
nunca provei perninhas de rã, mas presumo que não gosto, a julgar pelo fraco sabor do enorme sapo que V.ª Ex.ª me fez engolir hoje.
A liberdade de expressão por palavras, imagens ou outras formas é uma das conquistas civilizacionais mais definitivamente incrustadas no meu continente. Da Europa espero comportamentos que traduzam a perfeita assimilação de tal liberdade, que me permite, como a qualquer outro, ser imbecil, inconveniente, polémico, idiota, absurdo, provocador e insensato, desde que com isso não venha a lesar outra pessoa. Não posso admitir que o símbolo de uma crença seja a "vítima" de uma calúnia, nem acredito na generalização abusiva de que os seus seguidores são vítimas por transferência. Acharia odioso que alguém retratasse Jesus como um terrorista ou a Virgem Maria como uma mulher licenciosa, mas não me passaria pela cabeça proibir alguém de o fazer, embora fosse o primeiro a criticar-lhe a falta de gosto, a imbecilidade, a inconveniência, a idiotice, a provocação e a insensatez.
O senhor Ministro vê na publicação dos cartoons um incentivo à guerra religiosa. Qual guerra, senhor Ministro? Onde se trava e entre quem? Já que Portugal nada tem que ver com os polémicos cartoons, por que razão os censura? E por que razão não censura mais prontamente o fogo-posto, a pilhagem e a destruição de representações diplomáticas europeias no estrangeiro? Porque não chama a atenção para o facto de um punhado de agitadores não poder, pura e simplesmente, arrogar-se representante de uma civilização? E, finalmente, porque não contribui o senhor para que a Europa surja, a uma só voz, sem fracturas, dizendo ao resto do mundo "não funcionamos assim - habituem-se"?
Por tudo isto lhe peço, com o coração na boca, que não volte a emitir comunicados em nome de "Portugal", de que faço parte, e tente fazê-lo em nome do "Governo Português", por cujos desmandos não me responsabilizo.
Muito obrigado.